terça-feira, abril 14, 2009

Eu queria falar sobre um filme que vi ontem. Mas antes vale fazer uma observação.
Assim como tem filme de bang-bang. De sangue espirrando na tela. Tem filme de mulher que adora falar de homem, de maternidade, de sexo e de roupas. Esta denominação mulherzinha é sim preconceituosa e  deriva de outra tipificação, as chamadas chick lit books. Uma maneira bem irônica de chamar a literatura que tem crescido muito nos últimos anos..tipo...as mulheres bobinhas e seus livrinhos imbecis.
Com foco na  jovem que gosta de moda, sexo e leitura, esta galera está entre os 25 e 35 anos, solteiras ou casadas, e adoram as histórias inusitadas sobre mulheres elegantes e inteligentes, ás voltas com seus romances e carreiras. Mais ou menos o que se viu em Sex & the city, Selva de Batom e Bridget Jones.
É claro que esta denominação foi feita pelos...homens. Uau, que descoberta!!! hehe.
Eles dominam o mercado de trabalho editorial, mas são elas que mais lêem. Hum....acho que é preciso mudar alguma coisa....
O que me irrita é ver Clint Eastwood fazendo o maior sucesso com seus faroestes e lutas e brigas enquanto filmes e seriados como o próprio SEx & the city são tomados pela crítica como coisa de .....adivinha? mulherzinha.
Eu ADORO Clint e não escuto dizer por aí que ele faz filmes de homenzinho.  Nem acho que se possa comparar uma coisa com outra, já que são gêneros totalmente distintos. O que eu falo é de poder se dar valor ao que é feminimo. Da natureza e dos gostos das mulheres. Não precisa ir ao cinema ver. Já seria de bom grado se apenas entendessem que viemos para ficar. E acho até que dominar. E aí, quem sabe, veríamos filmes com temática feminina melhor produzidos e dirigidos.

Tuuudo isso para falar de um filme bomba que vi ontem.
O "Delírios de consumo de Becky Bloom".
Pra começar é uma adaptação do livro de mesmo nome, só que não sei o que o diretor entende por adaptação porque do livro mesmo não tem muita coisa.
Pra começar ambos, produtor e diretor, são homens (Jerry Bruckheimer e P.J Hogan). Não sei se posso dizer que  culpa é inteiramente deles, mas o que temos é uma personagem totalmente estereotipada, histérica e exagerada. O livro, que era divertidinho, mas longe de ser uma obra prima, trazia uma protagonista um pouquinho mais gente como a gente sabe....que estrapola e desconta as frustrações comprando roupas, que não sabe muito bem controlar a grana e por aí vai.
No máximo alugue no DVD para tirar suas próprias conclusões. 

6 comentários:

Mônica disse...

qdo ouço esse negócio de adaptação pro cinema sempre acho que fica tudo devendo ao livro....

beijos e faltou vc na mesa de sábado

Janaina disse...

Eu concordo com a Mô. O único filme que não me decepcionou foi O Senhor dos Anéis. Eu já tinha lido quando criança e quandoi adaptado reli. (ou re-li?, nem sei mais). Eu fiquei tentada a comprar o livro "Delírios..." ontem... mas acabei não comprando. Gosto deste tipo de literatura, assim como gosto de Yeats, Jane Austen, Lispector. Sem preconceito.

Janaina disse...

Comprei os Delírios.
Hahahah. Eu que sou consumista...

Onde eu acho os layouts de blog, Gio?
Brigada. Beijos.

Suzi disse...

ahahaha!!! e eu adoro essa expressão "mulherzinha". adoro dizer que tive um dia "bem mulherzinha".
a-do-ro!

acho que essa coisa de ter responsabilidades demais, ser o general do quartel, ter, necessariamente, que ter pulso firme no trabalho... tudo isso me faz querer ser bem "mulherzinha" de vez em quando: quebrar a cabeça pra decidir quantos e quais batons vou comprar, sentar no salão e fazer as unhas, arrumar o cabelo, comprar sandalinhas, ganhar colo, dengo...

e, como diria o nosso "querido deputado federal Sérgio Moraes", eu tô pouco me lixando pra opinião pública.
ahahahahaha!!!

beijo, gio!
sodads!

Thais disse...

Eu leio muito romances, e acho idiota essa coisa de chicken-lit (é assim msmo??) , a primeira vez que li isso achei UÓ. De fato o mundo editorial precisa mudar...
Eu li toooodos os livros da Becky! Acho que as adaptações SEMPRE deixam a desejar! O filme fica distante, chatinho. E a Becky não era linda-maravilhosa-perfeita, né? hahaha

Suzi disse...

'bandonou de novo o blog, mulé?
:o\